quinta-feira, 27 de maio de 2010

σ мιѕтéяισ ∂αѕ ∂υαѕ ιямãѕ

Histórias de madrastas que tentam infernizar suas enteadas têm origem nos contos infantis e perpetuam até hoje. O Mistério das Duas Irmãs baseia-se nesse problema familiar e poderia ser apenas mais suspense como todos os outros sobre o tema. Contudo, o filme consegue inovar e tornar-se provavelmente um dos mais surpreendentes que você verá.

O MISTÉRIO DAS DUAS IRMÃS
Direção: Charles e Thomas Guard
Distribuidora: Paramount Pictures
Gênero: Suspense


COMENTÁRIOS

Com os minutos iniciais de narração torturante, somos apresentados a Anna, a doce e bonita filha mais nova de Stephen que acaba de receber alta de uma clínica psiquiátrica, por não ter sabido lidar direito com a morte da mãe. A volta para casa é marcada pelo carinho do pai, mas também pela presença de uma madrasta jovem e com forte presença, Rachel.

Logo no começo, somos levados a perceber que a garota não é muito empolgada com a nova namorada do pai, mas que ela abre mão das diferenças para ter uma boa relação em casa. Porém, incentivada pela irmã Alex, Anna resolve investigar o passado misterioso de Rachel e percebe que ela realmente guarda alguns segredos. A caçula se aprofunda cada vez mais na história sem se dar conta de que corre um risco mortal e que a irmã, incapaz de ajudá-la, e o pai, cego de amor, não estarão ali para ela.

Surpreendentemente envolvente, o filme peca apenas em afirmar com tanta rapidez ao espectador que a madrasta tem sim uma aura maligna, mas isto serve para tornar o ritmo rápido e não cansar o público. Há as típicas cenas em que quando alguém está prestes a contar ou descobrir alguma coisa algo impede a revelação. Embora perigosa, a escolha dos diretores – os irmãos Guard – de deixar quase todas as respostas para o final, é a melhor.

O que dá gosto de, literalmente, ver nesse filme é a perfeita escolha de câmera. Sempre os melhores lugares, posições e ângulos são usados na filmagem e a fotografia – no início, clara para representar a felicidade de Anna – acaba tornando-se escura e fria, essencial para o clima de tensão. A trilha sonora é condizente com os momentos, sendo melhor utilizada nos pequenos clímaces e (poucos) sustos distribuídos pela projeção.

Por ser a refilmagem de um filme japonês, – Hollywood realmente anda sem criatividade – os irmãos Guard tiveram um árduo trabalho para levar às telas essa nova versão, muito mais bem-produzida que a original. Contudo, eles não podem levar crédito pelo desfecho genial e chocante d'O Mistério das Duas Irmãs. Nesse aspecto, ponto para os coreanos.

Nota: 9,5

Um comentário:

Ráah disse...

noooossa,
ótimo esse filme *O*
sai totalmente da mesmice \o/\o/
Maaaas, o filme que eles regravaram é coreano nãao? Oo