domingo, 7 de março de 2010

мαяℓєу & єυ

Uma ótima opção de entretenimento para rir, chorar e se deliciar nas confusões de um cachorro que o filme faz parecer tão único, mas que, olhando de perto, poderia muito bem ser o seu.
.
MARLEY & EU
Diretor: David Frankel
Produtores: Gil Netter e Karen Rosenfelt
Distribuidora: Fox 2000 Pictures
Gênero: Comédia/Drama
John (Owen Wilson) e Jennifer Grogan (Jennifer Aniston) casaram-se recentemente e decidiram começar nova vida em West Palm Beach, na Flórida. Indeciso sobre sua capacidade em ser pai, John aceita a sugestão de seu melhor amigo e adota Marley, um labrador de 5 kg que logo se transforma em um grande cachorro de 45 kg, fazendo da casa deles um caos.
.
COMENTÁRIOS
.
Eu ganhei o livro Marley & Eu no Natal de 2008 e comecei a lê-lo aos poucos, mas, de repente, me vi completamente preso à história que havia em suas páginas. Era de uma pureza, de uma bondade e de uma paixão tão grande que às vezes me pegava perguntando se aquilo realmente poderia ter acontecido. O filme, por incrível que pareça, tem exatamente o mesmo tom íntimo que as páginas do romance trazem e é a adaptação cinematográfica mais bem feita e fiel que um livro poderia exigir.
.
O filme, apesar de ter uma história tão simples, é atraente em todos os aspectos, do crítico ao técnico. Começa com um casal que tem a vida toda programada pela agenda de Jenny (a ótima Jennifer Aniston, de Friends.), mas, inesperadamente, seu marido John (o também adorável Owen Wilson) lhe presenteia com um cachorro de liquidação, que passam a chamar de Marley. A família se inicia nesse momento.
.
Marley causa uma série de infortúnios ao mesmo tempo em que é o grande motivo da felicidade do casal, que se prepara para ter o primeiro filho. Ele está presente em todos os momentos e é visível como ele é muito mais que apenas um cachorro.
.
O filme não peca na cronometragem e tem o tempo exato que poderia ter; são poucos os que se estendem por duas horas sem cansar o público. As atuações vindas de todos os atores são ótimas, os planos de filmagem – quase sempre abertos para mostrar belas paisagens – estão muitíssimo bem trabalhados, a fotografia é iluminada como a história pede e a trilha sonora não poderia ser melhor – em alguns momentos o silêncio também ajuda a fazer o clima (por exemplo, na volta do casal após a primeira visita frustrante ao médico).
.
Apesar de não ter do que se queixar, o público de Marley & Eu não vai se lembrar do filme pelas atuações, planos ou o que quer que seja, mas sim pela mensagem de amor contida nele; uma família que começou apenas com dois, mas que foi se tornando maior, sempre alegrada pela presença de um cachorro que muitos de nós temos em casa e não sabemos. Ao final, é impossível não se emocionar com o questionamento de John, que percebe que mesmo Marley sendo um cachorro, aprendeu com ele muito mais do que com humanos que passaram por sua vida. A quantas pessoas você daria seu coração e receberia de volta todo o amor? Quantas pessoas você conhece que são capazes de te fazer sentir verdadeiramente amado, único e especial?
.
Nota: 10
.
Post dedicado à minha amiga Letícia por razões que ela sabe muito bem, mas, acima de tudo, por ter sido uma espécie de Marley - no bom sentido - para mim.

Um comentário:

ráah disse...

aaaaaaah
finalmente esse filme *O*
ADORO!!
Toda vez que eu vejo me mato de rir e morro de chorar
\o/\o/
kkkkk

O livro então nem se fala,é ótimo ^^